segunda-feira, fevereiro 11, 2008

O fim de um ciclo

Olá faz algum tempo que não vinha ao meu blog.

Sim, já desde o ano passado.

Têm sido uns meses bastante complicados, com situações que podem mudar a minha vida.

Estou prestes a completar, finalmente, a minha licenciatura.

Não é fácil trabalhar e estudar à noite. Foram alguns anos a chegar a casa à meia-noite e acordar às 7h para ir trabalhar.

Passar os fins-de-semana a estudar enquanto os amigos passeavam e faziam praia.

Não posso dizer que sou um aluno brilhante, confesso que sou um pouco preguiçoso para estudar, mas mesmo assim até nem estou muito mal.

Vejo-me este ano lectivo a fazer uma única cadeira, sim só me falta uma cadeira.

Reprovei no exame para conclusão de curso e fiz exames agora na época normal.

Como se não bastasse a minha luta incessante para acabar o famigerado curso, encontro-me (eu e os meus colegas) numa guerra entre docentes, que mais parece uma guerrinha infantil de adolescentes.

Entristece-me profundamente que hajam docentes que lutem para que a sua cadeira seja mais difícil que a outra, prejudicando os alunos.

Entristece-me profundamente que docentes utilizem correcções "abusivas" nos exames, para que "só está certo da forma que eu ensinei", não valorizando outras formas de raciocínio para chegar ao mesmo resultado.

Como é possível que nos últimos 2 anos a essa cadeira a média de passagem seja de cerca de 10%.

Uma cadeira que não é parte nuclear do curso, que na minha humilde opinião é bastante acessória, tirando lugar a outras que se encontram em regime facultativo e que teriam muito mais interesse.

Esta é uma guerra que em nada prestigia o nome da instituição que eu frequento e que algumas altas individualidades também frequentaram.


Faltam poucos dias para saber a minha nota e saber se finalmente se fecha o ciclo.

Fechando-se este ciclo, como diria alguém, será o início do resto da minha vida.

Por último, e não menos importante, gostaria de agradecer a todos aqueles que me têm dado força para não desistir pois confesso que começo a perder as forças para lutar.
Obrigado mesmo!!!