sexta-feira, abril 01, 2005

Inter-Rail - 2º Dia

22 de Julho de 2001 – algures no País Basco – Espanha

Os putos do compartimento ao lado, fartaram-se de dormir e acordamos de madrugada.
Quanto isso o outro ainda ressonava.
Nesse mesmo instante um indivíduo passava de sineta na mão a acordar o people.
Bem, lá tivemos que acordar mesmo.
Já há muito tempo que não me lembrava tão cedo a um Domingo.
Paramos uns minutos em San Sebastian.
Adorei a arquitectura da cidade.
Edifícios simplesmente magníficos, de uma beleza estonteante.
As ruas todas muito certinhas e muito bonitas.
Por toda a cidade se vêem árvores e espaços verdes.
Por momentos esqueci-me que estávamos no País Basco, onde por vezes aquele povo se depara com os "monstros" guerrilheiros da ETA.
Passado um pouco lá fomos nós com destino a Hendaye, o final da nossa primeira etapa.

Hendaye – França

Xigamos!!!
Estávamos um pouco perdidos. Não sabíamos para onde nos dirigir.
Começamos a andar em direcção do que pensávamos ser a passagem para a gare.
Parece que acertamos.
Chegados à gare fomos ver o horário do comboio para Ventimiglia, o que foi confirmado.
Faltava-nos porém a reserva da couchette. Quem ia perguntar?
Quem sabe falar francês? – perguntei eu.
Eu não... – dizia o Rui
Nem eu!... – Valter
Talvez eles saibam espanhol, e assim falas tu Rui. – disse eu
Dirigimo-nos ao posto de informação. Decidi então eu próprio, por à prova o meu francês.
Bonjour, pour le train pour Ventimiglia ce necessaire reserve pour les couchettes? – disse eu.
Primeiro ela disse que estava esgotado, mas depois perguntou qual era o tipo de bilhete, ao que respondi que era Inter Rail
Lá reservamos as couchettes.
Pagamos 270 FF = € 13.25 = 2700$00.
Mas afinal de contas o que vamos fazer em tantas horas!!!
Estávamos com fome decidimos ir comer qualquer coisa.
Como não tínhamos dinheiro, fui levantar francos.
Fomos ao multibanco, que por sinal era um banco franco-português do grupo CGD.
Levantei 200 FF e lá fomos tomar o nosso pequeno almoço.
Comemos umas baguetes, uma meia de leite e um café.
Depois de tirarmos umas fotos, decidimos dar um passeio.
Hei-nos chegados a este sítio muito bonito, onde me encontro a escrever estas linhas.
Eu e o Rui ainda não tínhamos começado a fazer o relato da nossa viagem, por isso estamos a por tudo em dia.
O Valter, esse está deitado ao sol na sua toalha de praia.
Deste recanto junto ao mar, onde se encontra uma marina, podemos avistar a cidade – Irun – de onde se destaca a torre de uma igreja.
A única coisa que "perturba" esta paisagem são os aviões a levantar voo do aeroporto de San Sebastian.
Para finalizar esta manhã, e em duas palavras:
- Tou amar!!!

19h33 – Algures entre Dax e Pau

Após a nossa pequena estada em Hendaye, começamos a nossa viagem.
Mas antes não posso esquecer o nosso "encontro do 3º grau" (por agora).
Um francês de Lille, aproximou-se de mim. Começou por falar do que é que eu achava da minha T-Shirt (a dos Pink Floyd).
Pois é! Não lembra nem ao diabo.
Foi uma conversa muito interessante.
Uma mescla de inglês, francês e espanhol.
Ao fim de algum tempo de conversa vim a descobrir que ele era investigador de arte e ciências (dizia ele).
Enquanto isso o Rui e o Valter divertiam-se com as bolas de malabarismo e travavam conhecimento com uma "palhaça" francesa e um "homem do norte, carago"!!!
Finalmente levantou-se o "melga" e foi para... algures.
Antes de se retirar, perguntou-me de onde eu era, ou mais concretamente:
wich part of England?
E eu respondi:
I’m portuguese.
Ficou admirado com o meu inglês, principalmente com a pronuncia. Fiquei todo babado.
Antes que ele voltasse a meter conversa, fomos para o cais de embarque.
Passados uns minutos lá apareceu o nosso "quim"
Entramos e já tínhamos os nossos companheiros de viagem.
Nada mais, nada menos, que um casal americano, muito simpático.
Tinham passado por Portugal – Porto e Lisboa.
Segundo disseram, gostaram muito.
Ele – o Brian - arquitecto e ela engenheira – a Michelle - – a Michelle – tinham terminado o MBA em Nova York.
Começamos a falar de muitas coisas, até que quando dissemos os nossos destinos eles disseram que conheciam.
O Brian tinha estado a estudar em Florença e a Michelle em Roma.
Indicaram-nos muitos sítios para visitar, entre cidades e locais de interesse.
Depois de uma noite mal passada não podiamos esperar melhor.
O meu receio é quando tirar os ténis e começar a cheirar mal....
Mas eu e o Rui já arranjamos um estratagema.
Bem, por ora é tudo.

22h38 – Comboio - Viagem entre Hendaye e Ventimiglia

"Olá cá estou eu novo brise contínuo! "
Por falar em "brise", pois é, nem imaginam o cheiro que é quando se passa por algumas carruagens.
Espero que a gente não chegue aquele ponto!
Os nossos toalhetes fazem milagres, por agora.
Tal como já referi, tivemos sorte com os nossos companheiros. Coitados imaginem que quando iam ao restaurante a porta da carruagem estava fechada. Ou seja não havia acesso ao bar.
Gente pobre!!! Ainda falam dos portugueses.
Que ideia não vão levar os nossos amigos para a Califórnia.
Sim, não me enganei, eles estiveram a estudar em Nova York e vão viver para a Califórnia.
Estamos todos arrasados por causa da noite de ontem.
O Rui já se deitou, aliás já estamos todos deitados nas nossas camas.
O Valter "tadinho", já tá triste por ir fazer anos em viagem.
Apesar de o animarmos com o facto de que não é todos os dias que se passa o dia de aniversário no estrangeiro.
Mesmo assim está com uma carinha triztinha.
É compreensível.
Amanhã começa o nosso verdadeiro dia.

23h00 – Estação de Toulouse
Os nossos amiguinhos foram à procura de comida. Estão mesmo esfomeados.
O Brian só dizia:
- I’m starving.
O comboio parte às 23h18, eles foram lá fora, espero que não percam o comboio.
Afinal já chegaram e encontraram comida.
Tal como um grande american movie, um final feliz.

2 Comments:

At 12:45 da tarde, Blogger vivencias said...

Coitados dos Americanos, fiquei com pena deles....
Tu realmente cheiras muito ml dos pés,lol

 
At 12:56 da tarde, Blogger Nessum Dorma said...

Nop, não é verdade, eu e o Rui fomos ao WC lavar os pezinhos e passar com toalhetes perfumados. :PPPPP

 

Enviar um comentário

<< Home