quinta-feira, março 10, 2005

Aborto / Ética

Enviaram-me um email com um excerto de uma obra de de Simone Beauvoir, que gostaria de compartilhar com vocês, sobre o tema tão contorverso como é o do aborto:

"[as] razões morais, reduzem-se ao velho argumento católico: o feto possui uma alma a que se veda o paraíso, suprimindo-o antes do baptismo. É de observar que a Igreja autoriza, ocasionalmente a morte de homens feitos: nas guerras ou quando se trata de condenados à morte; reserva porém para o feto um humanitarismo intransigente. Não é ele resgatado pelo baptismo, mas, na época das guerras santas contra os infiéis, estes não o eram menos, e o seu massacre fortemente encorajado. As vítimas da Inquisição não se achavam sem dúvida todas em estado de graça, como hoje o criminoso que é guilhotinado ou os soldados que morrem no campo de batalha. Em todos os casos a Igreja confia a decisão a Deus; ela admite que o homem não passa de um instrumento na sua mão e que a salvação de uma alma se resolve entre essa alma e Deus. Porquê proibir então a Deus receber uma alma embrionária no seu Céu? (p.286, vol. 2)."

Simone de Beauvoir, O Segundo Sexo, 1949

5 Comments:

At 2:12 da tarde, Blogger Nessum Dorma said...

Sou mesmo básico nestas coisas, não tinha deixado isto disponivel para poderem dar as vossas opiniões

 
At 7:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eheheheh

lembro-me de fazer um trabalho/relatório para a disciplina de 'Religião e Moral' *rolleyes* depois de ter visto, durante semanas, às 8h da manhã as imagens de um aborto a ser executado (e imagens de vários após a execução)... fiquei, basicamente, traumatisado 8-/ Por mais que tente pensar no assunto de forma lógica, bloqueio instantaneamente!

Por isso, agradeço ao 'querido' padre por me ter capado a liberdade de pensar e de expressão em relação ao assunto *mad*

Bjos, Nessum :)

 
At 7:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só um mensagem: Já te 'linkamos' ;)

 
At 1:37 da manhã, Blogger Nessum Dorma said...

Obrigado PJ, ainda n sei como "linkar", mas eu cgeho lá ;)

Quanto ao aborto eu tenho a minha opinião.
Penso q o aborto deveria ser liberalizado, dando a possibilidade à mulher de escolher.
Mas,... penso também q só em certas e determinadas situações.
A banalização pode ser malefica, no sentido de deixar q as pessoas por tudo ou por nada possam "usar" o aborto como forma de "contracepção".
Para mim os casos em que deveria ser autorizada a interrupção voluntária da gravidez, seria o da violação, má formação do feto ou o risco de vida para a própria mulher.

(continua, a gora tou com sono)

Bjos a todos

 
At 1:42 da tarde, Blogger Nessum Dorma said...

(continuação)

Bom, de facto é um assunto demasiado delicado, mas q deve ser discutido.
Tal como o Carlos disse, o aborto continua a ser feito, em condições por vezes miseráveis e de elevado risco para a mulher.
Não podemos permitir estas coisas sejam feitas as escondidas.

 

Enviar um comentário

<< Home